Passe-Livre Salvador

Olá, visitantes. Como estão? Manifesto dando ou sobrando na sua região?

Acabei de ver o jornal Aratu Online. Estava vendo a reportagem sobre a entrega da pauta dos manifestantes ao nosso Prefeito, ACM Neto (leia).

Conversando com um colega, eu ponho as coisas na minha pauta pessoal.

Eu não assisto TV, mas estava na sala e vi passar no jornal do SBT (Jornal Aratu Online) que o protesto de hoje foi calmo. O prefeito pegou a pauta mas não conversou com ninguém. Segundo ele, os manifestantes não conseguiram organizar um grupo para falar com ele. O prefeito também falou que tinham muitos partidários, ao invés de manifestantes - e isso, nós já sabíamos.

Ele também falou sobre o transporte: o número de automóveis particulares aumentou e o país não conseguiu estabilizar e etc. E que nós vemos isso todos os dias, mas, me desculpe, sinceramente deu vontade de perguntar se ele tem motorista.

Resposta: Sim.

Então ele tá falando do quê? Ele não é a população. Ele sabe que tá um saco andar de carro ou até mesmo de ônibus por segundos, terceiros e companhia. Mas ele está contribuindo porque, quanto mais veículos, pior. Mas, como ele é prefeito, nada é “barrado”. Ele pode ir de avião ou de hiate; ele abre o mar pra andar. Ele não pode se incluir, mas isso é... Necessário. Pessoas... "humildes".

O titular de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, disse que o passe livre é impossível por causa da nossa renda. Mas, se estudar é um direito, porque deveríamos pagar deslocamento? Nem todos têm condições de pagar cerca de 60-70 reais por mês de transporte. Acordar cedo, pegar ônibus lotado (com algumas pessoas que não são agradáveis, por sinal) e se dedicar parece não ser suficiente? É claro que nem todos se dedicam, mas poderia ter um sistema: bons alunos não pagam. Bons alunos têm carteirinha. É como o IFBA, mas você não recebe o dinheiro, você só não gasta o que não tem – por direito.


Talvez assim não tire verba da saúde, nem do transporte, nem da educação.

Mas, sobre a pauta dos manifestantes, o que mais me chamou atenção foi a construção de ciclovias. Isso é bom. Apesar de que Salvador é uma cidade muito grande.

A pauta contém 21 itens e eu encontrei ela na íntegra aqui. A pauta, mais visível está aqui.

Agora veremos até aonde isso vai.
By: Me.

0 comentários:

Postar um comentário