Frase do dia: Eu andei e senti o Sol.

0 comentários

Ó, Sol! À quanto tempo eu não sinto você? Eu precisava, simplesmente, sentir esse seu calor que enche a alma de alegria. Depois de tanto tempo de chuva e vento frio, o Sol veio dar um "Oi".

Não o sol de uma praia, não o sol de um bom domingo-na-rua, mas, sim, um Sol de domingo-tranquilo. Um  sol que faz você olhar pra o céu e sentir que as nuvens dizem:
Even if I am rainy, remember my sunny side.

 Existem várias frases descritivas pra um domingo. A do dia é: Hoje eu andei e senti o sol.

By: Me.

Passe-Livre Salvador

0 comentários

Olá, visitantes. Como estão? Manifesto dando ou sobrando na sua região?

Acabei de ver o jornal Aratu Online. Estava vendo a reportagem sobre a entrega da pauta dos manifestantes ao nosso Prefeito, ACM Neto (leia).

Conversando com um colega, eu ponho as coisas na minha pauta pessoal.

Eu não assisto TV, mas estava na sala e vi passar no jornal do SBT (Jornal Aratu Online) que o protesto de hoje foi calmo. O prefeito pegou a pauta mas não conversou com ninguém. Segundo ele, os manifestantes não conseguiram organizar um grupo para falar com ele. O prefeito também falou que tinham muitos partidários, ao invés de manifestantes - e isso, nós já sabíamos.

Ele também falou sobre o transporte: o número de automóveis particulares aumentou e o país não conseguiu estabilizar e etc. E que nós vemos isso todos os dias, mas, me desculpe, sinceramente deu vontade de perguntar se ele tem motorista.

Resposta: Sim.

Então ele tá falando do quê? Ele não é a população. Ele sabe que tá um saco andar de carro ou até mesmo de ônibus por segundos, terceiros e companhia. Mas ele está contribuindo porque, quanto mais veículos, pior. Mas, como ele é prefeito, nada é “barrado”. Ele pode ir de avião ou de hiate; ele abre o mar pra andar. Ele não pode se incluir, mas isso é... Necessário. Pessoas... "humildes".

O titular de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, disse que o passe livre é impossível por causa da nossa renda. Mas, se estudar é um direito, porque deveríamos pagar deslocamento? Nem todos têm condições de pagar cerca de 60-70 reais por mês de transporte. Acordar cedo, pegar ônibus lotado (com algumas pessoas que não são agradáveis, por sinal) e se dedicar parece não ser suficiente? É claro que nem todos se dedicam, mas poderia ter um sistema: bons alunos não pagam. Bons alunos têm carteirinha. É como o IFBA, mas você não recebe o dinheiro, você só não gasta o que não tem – por direito.


Talvez assim não tire verba da saúde, nem do transporte, nem da educação.

Mas, sobre a pauta dos manifestantes, o que mais me chamou atenção foi a construção de ciclovias. Isso é bom. Apesar de que Salvador é uma cidade muito grande.

A pauta contém 21 itens e eu encontrei ela na íntegra aqui. A pauta, mais visível está aqui.

Agora veremos até aonde isso vai.
By: Me.

New World: Revolta dos 20 centavos

0 comentários

       É com grande prazer que, depois de anos do fim da ditadura militar, eu, com meus plenos 15-16 anos, presencio uma revolução aos meus próprios olhos, no meu próprio país, parte da minha vida.
   
       É um algo estranho, está acontecendo rápido demais e, o fato de eu não ter tempo  (ao menos por enquanto) para sentar á frente da televisão e me indignar com todas as coisas que estão acontecendo no país, me ajudam a ficar alheia a situação. NÃO que eu apóie - acho totalmente desnecessário o governo, como um todo, deixar isso acontecer. Isso mancha tudo, não mancha? E uma reputação suja não é o que os que são providos de Auxílio-Life-Em-Geral querem. Deveriam ceder. Para o bem de todos.
   
       A cada dia que passa viver está ficando mais difícil e mais caro. Cada dia que um ser humano comum consegue viver é uma vitória. O mundo está se tornando uma bola de neve da guerra e este país está se tornando um lugar muito perigoso para se viver.
   
       Conversando com um amigo, que me disse coisas que eu já sabia e uns acréscimos, eu parei para refletir a situação: DEPLORÁVEL.
   
       Como um país como o nosso poderia fazer um algo assim? Este lugar é enorme, o quinto maior país do mundo (ao menos do nosso mundo!), com uma agricultura super-relevante - o que nos leva a ser um exportador de altíssimo nível. Por qual motivo teríamos de ter tão más condições de vida? Poderíamos construir nossas coisas para nós mesmos, viver em prol de nós mesmos, sermos gananciosos mas, digamos que, em... "parceria"! Ter bons hospitais, boas praças, boas livrarias, boas escolas, boas pessoas trabalhando nas ruas, boas casas, bons empregos, boa renda... Uma vida melhor.
 
       Ao invés disso, nós temos gente na rua, gente doente morrendo por conta da falta de leitos nos hospitais (que são péssimos, por sinal), gente desempregada, péssimas escolas, alagamentos constantes, falta de educação urbana... Falta de felicidade (por sinal), falta de policiamento, falta de ordens devidas, falta de autoridades dignas... Indo do cargo mais baixo da menor cidade do país até a nossa querida, queridíssima presidenta, Dilma.
   
Dilma Rousseff.

      Nossa presidenta já foi presa, torturada e já participou de manifestações por motivos que eu poderia dizer que são associados. Por um "Brasil melhor". Mas, agora que ela tem esse poder, o de mudar nossas vidas, porque ela não o faz? Pelo bem da população e para ela mesma. Se sentiria grata pelo que sempre quis e pelo que está conseguindo dar. Dar, não: compartilhar. Compartilhar a pátria que ela, assim como a maioria inferior aos senhores governadores, sempre quis ter.

       Seríamos muito mais "bem-vistos", tanto interna quando externamente.
   
       É inimaginável que, em pleno século XXI, vá ocorrer uma colisão de visões (as do governo e as do povo) por conta de, como diriam alguns, "míseros 20 centavos", os quais podem até ser miseráveis para alguns, mas para outros é muito, muito dinheiro. Principalmente para pessoas, como aquela família que mora debaixo do viaduto de trás do meu colégio, Odorico Tavares.

       Em pleno 2013, o ano das mudanças, os brasileiros resolvem agir. Sim, deixaram de ficar na defensiva, partiram para o ataque. A investida inicial foi forte, por sinal. São milhares de formigas querendo derrubar o gigante. Mas, quanto maior o gigante for, maior será a queda, não? E, quando mais insistentes, mais elas irritam. Quanto mais irritado, mais fácil a queda fica. Até quando uma mordida dói a ponto de não ser tocada? Pouquíssimo. Assim espero.

      Assim todos esperamos. Mas esperamos para ver ao final das ações. Quem age,; quem espera, mais do que vê, sente.

      E, da próxima vez que houver eleição, que as pessoas saibam votar para que o feitiço dos eleitos vire contra os eleitores, assim nós, população, vamos ter a nossa sonhada sociedade de ORDEM & PROGRESSO. E nós seremos nossos próprios heróis, os Brasileiros do Poder.



By: Raquel C.

Texto: Até as estrelas.

0 comentários

Eu não sei o que há, mas tenho 15 anos, e muito amor por cores - verde, vermelho, - flores, folhas, frutas (frutos) e pessoas. Dias, noites, sóis e luas. Estrelas, constelações, aveninas e ruas. Música, silêncio, livros de bruxas, mágicas... Histórias irreais que são tão interessantes quando, ah, uma boa maçã do amor.

Eu não sei explicar essas coisas direito, sabe?

Só sei que meu amor é infinito, e não sei até aonde a corda vai se desdobrar. Também sei que meu coração é aflito, e eu só tento melhorar. Gosto de fazer umas frases tanto quanto gosto de rimar. Gosto das coisas com sentido tanto quanto gostaria de desenhar. Gostaria de ver as flores, flores ao vento, á voar.
Mas essa oportunidade, não sei quando terei. Talvez futuramente, muito futuramente ou pouco, eu não sei.

 Sou filosofa da emoção e ando buscando a razão que falta no meu ser. É uma tarefa complicada, mas eu estou seguindo. Indo rumo á felicidade, acho que vou pra lá amanhã. Vou vestir meu vestido, botar minha maquiagem, levar meu violão nas costas - se possível meu computador (ver alguns animes é bom). Cantar minha música favorita e olhar umas vitrines. Passear sozinha é a melhor opção para um melhor resultado. Andar acompanhado é melhor... Quando se anda acompanhado de quem se ama e o (ou a) ama.

Acho que o amor é bom. Só não sei amar direito. Ou quem amar... Isso é um problema. Será?

Pra uma vida ocupada, uma alma que não tem tempo de pensar na vida ocupada que leva de uma maneira mais... razoável, todos os problemas existentes no mundo são como pedras no chão - inúteis. Mas as pequenas fontes de felicidade que surgem, essas são como estrelas no céu: brilham.

Provavelmente, no fim da vida de um herói, ele vira uma estrela no céu. Eu também quero ser uma estrela.Uma estrela que brilha como todas as estrelas que já se foram acesas por ela. Ser a estrela que tem o brilho das suas "estrela-felicidades" acesas no céu. Shy bright like a diamond.

Bom, só espero que, nessa minha missão de ir até a felicidade, eu vá e consiga ser feliz. Consiga alcançar meu limite, quem sabe estourá-lo - para o bem, claro. Marcar meu brilho no céu, junto com todos os outros, meus amigos e minha família. Outras pessoas que merecem prestígio, muito mais ou muito menos que eu. Todos devem brilhar. Todos somos estrelas esperando a vez de juntar o brilho do céu de cada um para fazer parte do céu azul e uno, de todos.

Na felicidade futura, até as estrelas.

By: Me.