Tempo

0 comentários

O tempo nunca passou tão devagar na minha vida.

Parece que desde que eu fiz 16 anos o tempo anda devagar, como se estivesse brincando comigo, brincando de cansaço. Veremos, ele me diz, quem se cansa primeiro - eu de passar e você de viver.

É muito diferente, é muito estranho ficar mais velho. Você vai vendo as responsabilidades que aumentam, as decisões que precisam ser feitas, as coisas que vão mudando tudo inclusive você.

Os aspectos.

Bom, de qualquer forma, eu não quero que o tempo voe muito rápido ou muito devagar. Ele tem de ir na medida que tiver de ir.

Fora que eu ainda tenho muito o que ver e fazer, inclusive.

Por isso, Tempo, que eu te peço, pare de brincar. Vamos dançar cheek-to-cheek.

Há muitas coisas que precisam ser postas á par. Vamos colocar?

Bye-bye, fifteen

0 comentários

Á tempos que eu fiz aniversário...



Dia 15 de julho do ano passado eu tinha 14 anos; hoje, 15 de julho, eu tenho 15; estou prestes á fazer 16. Como diz um amigo, perguntas óbvias para respostas óbvias te tornam uma pessoa chata. Isso eu sei que sou, pois chatice é uma propriedade humana que nunca será acabada, sempre restaurada. Coisas da vida, coisas dela.

Durante esse ano, muitas coisas aconteceram. Elas passaram líquidas sobre mim. Dias (manhãs e tardes), noites (plus madrugadas), semanas (com 7 dias) e meses (com 3, 4, 5 semanas) foram meus tempos acompanhados de Sol, Lua, Nuvens e Chuva. Eles iluminaram meu ano com uma luz estranhamente divina, fizeram participação especial na minha vida. Combinou, sabe?

Bom, desde o primeiro dia dos meus 15 anos, foi tudo uma merda. Eu fiquei muito ansiosa para o meu aniversário. Oba, eu sairia com meus amigos do curso, iríamos no cinema, comeríamos muito, seria como a música de Rebecca Black, Friday: "fun-fun-fun-fun" e coisas do tipo. Mas, na hora, eu fui e, nossa!, todos tinham desmarcado.  Bom início. Muito bom início.

Tempos depois, eu tive um número subtraído de problemas. Mas, ainda assim, tive.

Problemas são como chatice, sempre se restauram. Sempre, sempre, sempre.

Conheci novas pessoas, fiz novos amigos, vi o mundo girando diferente, li um livro enorme, comprei minhas coisas, lidei com outras pessoas que ainda me dou o trabalho de lidar... Pensei nas coisas e, como dizem, o pensamento tem força. Pensei tanto que aconteceu. Bem... está acontecendo ainda. Na verdade, está prestes á chegar no seu ápice e eu só tenho um tempinho á mais para pensar.

Resolvi não pensar em mais nada.

Não pensar e viver meu amanhã.

Até porque não se pode impedir o futuro, adiantá-lo ou pará-lo. A vida foi feita para viver. Então que as coisas aconteçam naturalmente.

É... Acho que eu cresci.


Eu nunca ia imaginar que, em um ano, eu faria tanta coisa, perderia tanta gente, choraria bem menos, amaria muito mais, viveria plenamente, seguiria com cabeça erguida, poria meus pés adiante, veria mais outros novos dias e começaria a pensar melhor.

Essas mudanças ocorreram em um período, e muitas coisas acontecem durante um período. As coisas acontecem o tempo todo, da mesma forma que você nunca pára de aprender. Portanto, de agora em diante, que eu veja meu próximo momento com os olhos do momento. Ficar premeditando as coisas faz mal.

E que os próximos tempos continuem sendo iluminados pela luz das estrelas, para que o mundo brilhe melhor.

Me.

Música do dia

0 comentários


#Curiosidade: Os 10 Mandamentos da Boa Voz

0 comentários

Você sabia que existem 10 mandamentos da boa voz?


Acho que não citei que ano passado eu cantei no show de talentos.

Sim, eu tive coragem de ir '-'

Não foi muito legal porque eu sabia um pouco, mas tinha gente que sabia bem mais. Então resolvi que esse ano iria de novo, mas - ainda em dúvidas, porém se eu for... - vou aprender a cantar. Então andei pesquisando sobre técnicas vocais, aulas de canto online e eis que aparece no Google: Técnica Vocal - Cifra Club.

É um texto muito grande - tanto que eu não terminei de ler (também por falta de tempo), - mas li um tanto suficiente, tanto que encontrei esses dez mandamentos que julguei muito interessantes. Acho que vou colocar no meu guarda-roupas, por sinal, quando parar de chover (HEHEHEHEHEHEHEHEHE).

A Dra. Rosane Paiva da Silva, fonoaudióloga e professora de impostação de voz, em ótimo artigo feito para a Unicamp, ensina os 10 Mandamentos da boa voz: 

1.) Disciplinar horários de trabalho, para que haja repouso vocal;  

2.) Tomar de 7 a 8 copos de água por dia;  

3.) Evitar a inalação/ingestão de drogas que ajam sobre a laringe e a voz, assim como as que causem alterações cardiovasculares e respiratórias;  

4.) Evitar o uso do fumo (qualquer tipo), pois a aspiração da fumaça provoca o super-aquecimento do trato vocal, tornando a voz mais grave;  

5.) Utilizar roupas leves, que permitam a livre movimentação, principalmente próximo à laringe e o diafragma;
 
6.) Evitar a ingestão de bebidas com gás (refrigerantes, cerveja) e de comidas gordurosas ou condimentadas, pois provocam gás e refluxo gastroesofágico, prejudicando os movimentos respiratórios normais; 
7.) Evitar as mudanças bruscas de temperaturas no ar ou líquido; 
8.) Realizar exercícios de relaxamento regularmente; 
9.) Realizar avaliações auditivas e fonoaudiológicas periódicas; 
l0.) Manter a melhor postura da cabeça e do corpo durante a fala ou canto. 

Com isso, já dá pra ter uma boa iniciativa. Então você que ama o canto e que quer aprender a cantar, tanto quanto eu, já pode começar a investir nisso e em outras coisas mais. 

A publicação é esta, caso queira mais detalhes.

E achei, particularmente, muito interessante. E você?
By: Me.

#Curiosidade de leitor

0 comentários

Olê-olá! Bom fim de tarde á você, meus leitores lindjus!

E, como sendo um leitor, você sabia que o número de bibliotecas aumentou? Sim, oh, sim. Em 1999 haviam apenas 7,3 % de bibliotecas no nosso país; agora essa estimativa aumentou e a percentagem é de, se não me engano, 97%.

Boa nova, não? Espero que cresça mais e mais essa porcentagem.

By-bye, Vocation. I'm back to old days

0 comentários

         Ontem eu arrumei tudo. Tudo, tudo, tudo. Tudo pra começar meu "hoje" igual a mais de um ano atrás, lá naquele tempo em que eu só tinha escola - e que bela escola - pra me preocupar.

Hoje eu acordei. Esperei. Despertei. Levantei, me arrumei. Fui pra o ponto, peguei o ônibus, caminhei. Pensei: bem-vinda á minha vida, bem-vinda á minha rotina. Bom dia, dia. I'm back to my old days.

Eu lembro de quando eu entrei no ensino médio. Meus primeiros dias foram os piores. Ninguém pra conversar. Ninguém pra divertir. 39 faces para olhar, mas com nenhum dono de nenhuma das faces eu gostaria de falar. Tinha uma diversidade paralela ao mundo em que eu vivia. Era aquilo ali e pronto.

Meus dias, naquele início de ano de primeiro ano a vida consistia em casa-escola, escola-casa. Faces-silêncio. Sala-sem-aula. Manhãs-vazias. Transporte-ao-vento. Acordar-sem-vontade. Ver-pessoas-chatas. Ver-pessoas-iguais. Passar-dias-iguais. Saco.



Eu não sabia que eu gostaria de fazer isso ao menos uma vez.

Quero dizer, eu amo meu curso, minhas tardes, meus colegas, meus amigos, minha vida. Mas isso cansa qualquer ser - passar o dia todo na rua, chegar em casa desgastada pra ainda fazer dever, trabalho escolar e serviços domésticos básicos que qualquer adolescente faz quando os pais não estão em casa. Pelo menos o fato de descansar duas semanas da escola e um mês e meio de aulas adicionais á tarde é muito bom. Realmente bom.

Eu tive um curto período de 15 dias para descansar dos dois ao mesmo tempo e agora retornarei ao meu início de ano do ano passado (porém no meio do ano) por um determinado tempo. Nunca achei que ia dizer "graças á Deus" por isso. Muito menos por não ir a escola. Graças á Deus, senhor! Graças ás mudanças ocorridas, aquele lugar me inferniza! E eu me sinto bem de ficar em casa. 

Sem refúgio. Quem liga? Eu posso dormir de tarde!

Nessas férias, eu juro, eu nunca me diverti tanto - mesmo que eu não tenha feito nada. Nada, quer dizer: eu fiquei doente, comi milho e bolo, fiquei á fogueira, taquei chuvinha com meu sobrinho, tive o pânico de carregar minha sobrinha sozinha e ela começar a chorar (fiquei desnorteada), fiquei no computador, joguei, terminei meu livro, deitei pra pensar, conversei... Vivi numa boa. Foi um alívio. Alívio...

Bem, agora eu tenho de voltar á uma rotina que eu não conheci direito. Espero desfrutá-la o suficiente, já que agora posso ter meus passeios e meus sonos á tarde. Poderei fazer meus trabalhos com tranquilidade, afogando minhas outras preocupações no fundo da cabeça e fazendo-as sempre que estiver... livre. Isso. Livre.

Essas foram, realmente, férias incríveis. E as suas?

Dica de cifra (RHCP)

0 comentários

Olá, everyone!

Duas coisas que eu ainnda não fiz neste blog: dar dica de cifra e demonstrar o meu amor pela linda banda Red Hot Chilli Peppers

*I LOVE RHCP!!*
Dica do dia: dica de cifra.

Feito isso, back to the main assunt.

E quem não conhece o RHCP, hã? Aquela banda que toca aquela linda música Californication - esta já está... *batida* (literalmente!). Mas como eu não fui atraída apenas pelas "músicas-base" do Red Hot (que são Californication - já mencionada, - Snow/Hey oh, Dani California, entre outras) e como eu gosto de tocar violão, á um tempo atrás eu resolvi tocar Breaking The Girl.


Clipe estranho? Também achei, hihi. Mas a música, assim como a banda, é ótima. Fiquei muito interessada e resolvi olhar a cifra. Não é lá muito complicada (se a iniciante está falando, pode ter certeza de que não é, hehehe!), então eu resolvi aprender. O problema é o solo do meio-tempo.

Explicação:  Ele fala "The twilight of love had arrived" + refrão. Beleza. Aí começa um solo que se prolonga por umas oito vezes (com modificação na bateria) e o problema é esse: eles NÃO dão esse solo (que no vídeo é encurtado, mas na original é prolongado pelo dobro do tempo real, ou seja, repetir os movimentos exercidos por duas vezes). A minha dica (adicional, hehe) é fazer a sequência: 

A - C - Am -A
A - C - Am - A

Isso é o que, pelo menos, eu faço quando vou tocá-laEntão, se você se sentiu interessado, o link: